quinta-feira, 15 de julho de 2010

Emoção, sentimento e afeto.


Emoção, sentimento e afeto, são a mesma coisa, muitos pensam que sim, mas na verdade são coisas diferentes.

A emoção é visceral, vem das viceras, é algo que vem de dentro e é externado pelo sujeito. Se fossemos eleger uma região para a origem da emoção, seria o chácara da kundaline, nosso chácara mais primitivo.

Os sentimentos, são o conjunto dessas emoções, na verdade é a nomeação daquilo que sentimos, através da interpretação de nossas emoções. O sentimento está em nossa mente, então pertence ao chácara da cabeça.

O afeto, é a maneira como iremos afetar o outro, ele é a ação e a reação deste sentimento. O afeto vem da região do peito, pois nesta região estão os braços, é onde aconchegamos o outro ao abraçar ou repelimos.

O ato de tocar o corpo do outro libera a energia interna e absorve a energia do outro, ou seja, o ato de tocar é pura troca de energia.

Emoção sentimento e afeto, podem ser tanto positivos como negativos e gerar energia das duas polaridades.

Porém quando o individuo não consegue lidar com suas emoções, não consegue interpreta-las, externa-las, os resultados podem ser destrutivos. A pessoa que sente pode se destruir, ou destruir o outro.

sábado, 10 de julho de 2010

A lenda chinesa dos doze animais



Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia ); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ); o Cavalo; a Cabra,bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.

De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

Signos no Zodíaco Chinês de acordo com data de nascimento


RATO - Nome Chinês : Shú


10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
15/02/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 19/02/1985
19/02/1996 a 06/02/1997
07/02/2008 a 25/01/2009


BOI - Nome Chinês : Niú


29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
07/02/1997 a 27/01/1998
26/01/2009 a 13/02/2010


TIGRE - Nome Chinês : Hú


17/02/1950 a 05/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
28/01/1998 a 15/02/1999
14/02/2010 a 02/02/2011


COELHO - Nome Chinês : Tú


06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
16/02/1999 a 04/02/2000
03/02/2011 a 22/01/2012


DRAGÃO - Nome Chinês : Long


08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
17/02/1988 a 05/02/1989
05/02/2000 a 24/01/2001
23/01/2012 a 09/02/2013


SERPENTE - Nome Chinês : Shé


27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990
25/01/2001 a 11/02/2002
10/02/2013 a 30/01/2014


CAVALO - Nome Chinês : Ma


15/02/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
07/02/1978 a 27/01/1979
27/01/1990 a 14/02/1991
12/02/2002 a 31/01/2003
31/01/2014 a 18/02/2015


CABRA - Nome Chinês: Yáng


05/02/1943 a 24/01/1944
24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
15/02/1991 a 03/02/1992
01/02/2003 a 21/01/2004
19/02/2015 a 07/02/2016


MACACO - Nome Chinês: Hóu


25/01/1944 a 12/02/1945
12/02/1956 a 30/01/1957
30/01/1968 a 16/02/1969
16/02/1980 a 04/02/1981
04/02/1992 a 22/01/1993
22/01/2004 a 08/02/2005
08/02/2016 a 27/01/2017


GALO - Nome Chinês: Ji


13/02/1945 a 01/02/1946
31/01/1957 a 17/02/1958
17/02/1969 a 05/02/1970
05/02/1981 a 24/01/1982
23/01/1993 a 09/02/1994
09/02/2005 a 28/01/2006
28/01/2017 a 18/02/2018


CÃO - Nome Chinês: Gou


02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
29/01/2006 a 17/02/2007
19/02/2018 a 04/02/2019


PORCO - Nome Chinês: Zhu


22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 14/02/1972
13/02/1983 a 01/02/1984
31/01/1995 a 18/02/1996
18/02/2007 a 06/02/2008
05/02/2019 a 24/01/2020

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pérolas do ENEM.


Recebi um e-mail de uma amiga minha e chorei de rir, mesmo de verdade, ri tanto que minha barriga ficou doendo, trata-se das pérolas do ENEM. São frases colhidas das redações feitas pelos futuros universitários, que serão futuros professores, médicos, advogados, engenheiros, ..., ou seja, os futuros "profissionais" que atenderão a população. Isso se conseguirem concluir a faculdade.

PÉROLAS- ENEM 2009 (fresquinho)
Olha aí mais algumas "pérolas" da moçada que está se habilitanto a uma universidade, gente!
Seria cômico, se não fosse tão trágico, não é? A mim deu vontade de chorar...
PÉROLAS - ENEM 2009 (fresquinho) ***
Demorou, mas saiu!
As pérolas do ENEM 2009
O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global , e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:
1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)
18) "Paremos e reflitemos." (beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)
21) "Temos que criar leis legais contra isso." (e as ilegais? bacana)
22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração.( ele fica escrevendo asneiras no papel)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima, ai ai ai...)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização.. . rsss)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gizus, ai!)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?"
Para os antecedentes realmente já não adianta, mas para os descendentes. .. com certeza um dicionário!

terça-feira, 30 de março de 2010

Monstros de filmes de terror: Fobia Social.


Vi um documentário interessante ano passado na TV a cabo, não me lembro se foi no canal da GNT, ou Discovery Chanel. Mas falava sobre os filmes de terror e seus monstros e a relação destes filmes com a sociedade.
No documentário mostrava a relação dos medos de uma determinada cultura, com algum fato social. Através das figuras dos filmes de terror e o medo que estas representam, observava-se uma reação, quase que inconsciente da sociedade.
Explicando melhor, por exemplo os vampiros e lobisomens, a figura do vampiro apesar de muito antiga na história da humanidade, por algum motivo foi associada a figura dos judeus, o que causou um certo preconceito e a migração de vários judeus da Europa. O lobisomem foi associado a figura dos ciganos, resultando em um desconforto, para estes, assim como para os judeus.
O monstro do lago, este surge em uma época de grande atividade sexual adolescente, por tanto se analisarmos o filme, veremos sempre aquele casal, com o carro parado no lago namorando e eis que surge o monstro e acaba com a vida dos dois. Essa história se repete em filmes como Sexta Feira 13, os casais são mortos em pleno ato sexual e em muitos outros filmes de terror, a ponto de, quem estar assistindo ter certeza de que aquele casal que se afasta do grupo com intenções sexuais, certamente não chegara ao fim do filme, geralmente quem sobrevive é aquele personagem bonzinho, puro e de preferência virgem.
O motivo destes filmes de terror é bem claro, mostrar que sexo é errado, sujo, algo sujeito a punição, diminuindo assim o libido dos jovens. Pode parecer bobeira, pensar que algo assim surtiria algum efeito na mente dos jovens aponto de interferir em sua vida sexual, mas foi quando o documentário se referiu ao King Kong, que eu me assustei.
Imagine que na época em que o filme King Kong foi lançado, o numero de casamentos interraciais nos EUA era grande, principalmente de mulheres brancas com homens negros, era grande aponto de incomodar a sociedade.
O filme King Kong faz uma analogia ao sexo negro, o gorila representava o homem negro e a loira a mulher branca, no filme a visão deste sexo com o homem negro, é passada como algo brutal, hediondo e pasmem, o resultado foi a diminuição dos casamentos interaciais, entre negros e brancos.
Outro monstro interessante é Frankenstein, a história deste monstro surge em uma época em que a ciência começa a se desenvolver na pesquisa do corpo humano, a própria idéia de ciência em si, já era assustadora, pois ninguém sabia quais seriam os resultados destes avanços científicos, é claro que estou falando de uma época anterior a nossa, estou falando do século XIX, o homem ainda estava adquirindo conhecimentos da própria anatomia. Mas a figura de Frankenstein, como o monstro, a experiência que não deu certo e o cientista louco, que o criou, vive no imaginário da fobia cientifica.
A preocupação com os caminhos da ciência reflete no monstro mais comentado atualmente, o zumbi. A história destes seres canibais apodrecidos, surge com a utilização de material nuclear, um acidente nuclear perto de um cemitério teria resucitado os mortos, que passaram a comer carne humana, esse filme foi lançado na época da guerra fria e mostra o medo de uma guerra nuclear.
De Residente Evil, para cá, foram lançados muitos filmes de zumbis, mas a preocupação social é outra, nos filmes atuais, a humanidade é transformada em zumbi através de um acidente com um vírus estranho, em um laboratório secreto. Bem sabemos que ultimamente foi muito discutida a questão da ética cientifica, então o grande medo da sociedade é: será que estão dizendo a verdade? será que nada esta sendo escondido?
Outra tendência atual são os filmes de epidemias que dizimam a humanidade, sejam por vírus manipulados em laboratório, vírus alterados devido a mudanças no meio ambiente e até vírus alienígena, sem falar neste alienígenas, que representam na verdade o medo do desconhecido, juntamente com as assombrações.
Esses filmes e monstros na verdade são o reflexo de uma fobia social, muitos servem como forma de expressão destes medos e outros como forma de inibição de algo que causa um certo desconforto social, claro que não concordo com esse tipo de inibição, mas ela existe.
Acho que os únicos monstros verdadeiro são os psicopatas, estes realmente existem e acabam com as vidas de muitas pessoas, como foi no caso do Massacre da Serra Elétrica, não foi somente um filme, mas um caso verídico de uma família que para fugir da fome, em uma época de recessão nos EUA, mata e come várias pessoas no Texas. Como neste caso, os filmes de suspense, vem recheados de psicopatas terroristas, num clima de mistério, que pode muito bem ser real ou tornar-se real.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Helena parte II


Recebi um comentário no meu blog e achei interessante falar um pouco mais sobre a história de Helena de Tróia.
Pois muito o que aparece nos filmes não condiz com a verdadeira história da Ilíada e da Odiséia.

Como o filme Tróia por exemplo, a única coisa de boa no filme era o Brad Pit, pois os fatos foram destorsidos,por exemplo, Agamenom não podia ter morrido no filme, poi assim não seria morto por sua esposa Clisteminéia e não haveria a história de Orestes, que para vingar seu pai teria que matar a própria mãe, surgindo assim o voto de Minerva, e a idéia do julgamento, a justiça dos homens, pondo fim ao tempo em que, a vida do homem era decidida e punida, pelos deuses.
Na é poca em que acontece a guerra de Tróia a justiça era divina e o carma dos pecados eram passados de geração em geração, as desgraças da vida de Helena, vinham de antes dela nascer e quando o destino dela se cruza com Menelau, que tinha uma história de família ancestral a ele repleta de erros graves, as coisas se complicam.
Imagine que antes de escolher Menelau, que era o mais novo de seus pretendentes e o mais bondoso, ou seja, que mais agradava a ela em todos os sentidos, Helena foi raptada e tomada como esposa, por um herói grego,Prometeu, isso quando ainda tinha uns sete anos parece, depois ela foi recuperada pelo seu irmão, que matou seu raptor. Helena já não era virgem, mas sua beleza e a cobiça dos homens, eram enormes.
O que mais me intriga nessa história é uma passagem, em que Afrodite aparece e ordena que ela vá se deitar com Paris e Helena responde: - Vá você!, mas como Afrodite é poderosa, ela abaixa a cabeça e se entrega a Paris. Isso me fez acreditar que Helena nunca gostou de Paris, mas foi enfeitiçada por Afrodite.
Há muitos finais para Helena quando a Guerra de Tróia termina, mas acreditam que Menelau e Helena, voltaram juntos para Esparta e os dois tiveram uma filha, Paris foi morto por Píro, filho de Aquiles, que depois vem a se tornar marido da filha de Helena e Menelau.
Essa história me faz lembra da figura da mulher como um troféu, Helena era um troféu e como ela muitas mulheres são vistas assim, muitos homens cometem esse erro de Menelau, que como conta a história teria se arrependido de tratar Helena como objecto e teria aceito ela novamente.
Como gosto de finais felizes, gosto de pensar que Menelau amava Helena de verdade, gosto de pensar assim, pois coitada de Helena, seria bom se houvesse pelo menos uma pessoa que a amasse de verdade.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Almas gêmeas segundo o espiritismo.


Almas gêmeas, conforme o entendimento vulgar, não existem. O que existem são Espíritos com profundos laços de afinidade, que muitas vezes se encontram na vida enquanto encarnados. Podemos dizer, sim, que existem almas com grande afeição mútua. Somos individualidades, e, como tal, não há espíritos que se complementem uns aos outros, como se por si só não fossem inteiros, um!

A idéia de almas gêmeas vem do fato que muitos atribuem tal termo a espíritos afins, e que caminham juntos, mas sem a idéia de que tal caminhada não seria possível sem a presença do outro. Esta união baseia-se no amor, não necessariamente entre homem e mulher, mas entre seres que partilham deste sentimento das mais diversas formas possíveis.

A seguir, transcrevemos as questões de O Livro dos Espíritos, de Alan Kardec, que nos orientam de modo seguro para o entendimento do assunto:

291. Além da simpatia geral, oriunda da semelhança que entre eles exista, votam-se os Espíritos recíprocas afeições particulares?

"Do mesmo modo que os homens, sendo, porém, que mais forte é o laço que prende os Espíritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque então esse laço não se acha exposto às vicissitudes das paixões".

297. Continua a existir sempre, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra?

"Sem dúvida, desde que originada de verdadeira simpatia. Se, porém, nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio".

298. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá?

"Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade".

299. Em que sentido se deve entender a palavra metade, de que alguns Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos?

"A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, separados os dois, estariam ambos incompletos".

300. Se dois Espíritos perfeitamente simpáticos se reunirem, estarão unidos para todo o sempre, ou poderão separar-se e unir-se a outros Espíritos?

"Todos os Espíritos estão reciprocamente unidos. Falo dos que atingiram a perfeição. Nas esferas inferiores, desde que um Espírito se eleva, já não simpatiza, como dantes, com os que lhe ficaram abaixo".

301. Dois Espíritos simpáticos são complemento um do outro, ou a simpatia entre eles existente é resultado de identidade perfeita?

"A simpatia que atrai um Espírito para outro resulta da perfeita concordância de seus pendores e instintos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade".

302. A identidade necessária à existência da simpatia perfeita apenas consiste na analogia dos pensamentos e sentimentos, ou também na uniformidade dos conhecimentos adquiridos?

"Na igualdade dos graus da elevação".

303. Podem tornar-se de futuro simpáticos, Espíritos que presentemente não o são?

"Todos o serão. Um Espírito, que hoje está numa esfera inferior, ascenderá, aperfeiçoando-se, à em que se acha tal outro Espírito. E ainda mais depressa se dará o encontro dos dois, se o mais elevado, por suportar mal as provas a que esteja submetido, permanecer estacionário".
a) - Podem deixar de ser simpáticos um ao outro dois Espíritos que já o sejam "Certamente, se um deles for preguiçoso".

Nota (de Kardec) - "A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa da união de dois Espíritos simpáticos. Trata-se de uma expressão usada até na linguagem vulgar e que se não deve tomar ao pé da letra. Não pertencem decerto a uma ordem elevada os Espíritos que a empregaram (no sentido de metades eternas - grifo nosso). Necessariamente, limitado sendo o campo de suas idéias, exprimiram seus pensamentos com os termos de que se teriam utilizado na vida corporal. Não se deve, pois, aceitar a idéia de que, criados um para o outro, dois Espíritos tenham, fatalmente, que se reunir um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo".



Simpatia e antipatia terrenas

386. Podem dos seres, que se conheceram e estimaram, encontrar-se noutra existência corporal e reconhecer-se?

"Reconhecer-se, não. Podem, porém, sentir-se atraídos um para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de íntimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois Espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão".



a) - Não lhes seria agradável reconhecerem-se?



"Nem sempre. A recordação das passadas existências teria inconvenientes maiores do que imaginais. Depois de mortos, reconhecer-se-ão e saberão que tempo passaram juntos".

http://www.irc-espiritismo.org.br/
Aproveite e leia: DNA, Mônadas e Almas Gêmeas...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Helena de Tróia


Na mitologia grega, Helena (em grego, Ἑλένη – Helénē) era filha de Zeus e de Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta.
Quando tinha onze anos foi raptada pelo herói Teseu. Porém seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta. Possuía a reputação de mulher mais bela do mundo. Helena tinha diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros.
Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Ítaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Helena foge para Tróia com Paris Alexandre, príncipe de Tróia, que com ajuda de Afrodite encanta Helena. Como Paris havia optado por Afrodite como a Deusa mais bela do Olimpo, em uma disputa entre, Afrodite, Artemis e Atena, onde ele Paris, foi o juiz. Afrodite promete a Paris a mulher mais linda do mundo e este contempla a imagem de Helena.
Assim se inicia a guerra de Tróia, por causa de uma mulher e sua beleza que despertava o desejo de todos os homens, é claro que haviam interesses economicos envolvidos, como em toda guerra, mas a idéia da beleza feminina como estato de poder que torna esta história interessante.
Na verdade os homens não eram apaixonados por Helena ou tinham por ela um amor avassalador, mas a beleza de Helena, enquanto objeto sexual masculino, trazia a quem fosse seu marido um grande estato de masculinidade.
Seu marido Menelau mesmo exibia seu corpo nu pra outros reis como forma de demonstração de poder. Reis de varias localidades vinham ver a mulher mais bonita do mundo nua, o mesmo fazia o Rei Arthur.


Bem, vendo a história de Helena, me pergunto sobre a figura feminina. Será mesmo a mulher independente e feliz? A mulher lutou muito, é verdade, muita coisa mudou e ela ganhou um novo espaço em nossa sociedade.
Mas ainda vejo mulheres se submetendo ao poder masculino, como se suas vidas não se sustentassem sozinhas, mulheres se entristecem com a perda ou a falta da figura masculina, se apagando e se sublimando. Será que estas não vêem que, primeiro deve-se amar a si mesma.
É claro que não vou generalizar, existem mulheres auto suficientes, que se amam e não precisam de uma figura masculina a seu lado. Eu também não estou falando contra o amor, mas é preciso entender que para fazer a ESCOLHA CERTA no amor, é preciso antes de mais nada se amar, pois só assim você busca quem te ama.
Penso com pena, nas mulheres que são símbolos do desejo sexual e se expõem como tal, ou ainda aquelas que ainda afirmam que são superiores, ou seja, dizem: Eu tô pegando, mas que na verdade em ambos os casos, estas estão sendo usadas sexualmente como meros objetos.