segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dislexia.


Entender como aprendemos e o porquê de muitas pessoas inteligentes e, até, geniais experimentarem dificuldades paralelas em seu caminho diferencial do aprendizado, é desafio que a Ciência vem deslindando paulatinamente, em130 anos de pesquisas. E com o avanço tecnológico de nossos dias, com destaque ao apoio da técnica de ressonância magnética funcional, as conquistas dos últimos dez anos têm trazido respostas significativas sobre o que é Dislexia.

A complexidade do entendimento do que é Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano: de quem somos; do que é Memória e Pensamento- Pensamento e Linguagem; de como aprendemos e do por quê podemos encontrar facilidades até geniais, mescladas de dificuldades até básicas em nosso processo individual de aprendizado. O maior problema para assimilarmos esta realidade está no conceito arcaico de que: "quem é bom, é bom em tudo"; isto é, a pessoa, porque inteligente, tem que saber tudo e ser habilidosa em tudo o que faz. Posição equivocada que Howard Gardner aprofundou com excepcional mestria, em suas pesquisas e estudos registrados, especialmente, em sua obra Inteligências Múltiplas. Insight que ele transformou em pesquisa cientificamente comprovada, que o alçou à posição de um dos maiores educadores de todos os tempos.

A evolução progressiva de entendimento do que é Disléxia, resultante do trabalho cooperativo de mentes brilhantes que têm-se doado em persistentes estudos, tem marcadores claros do progresso que vem sendo conquistado. Durante esse longo período de pesquisas que transcende gerações, o desencontro de opiniões sobre o que é Dislexia redundou em mais de cem nomes para designar essas específicas dificuldades de aprendizado, e em cerca de 40 definições, sem que nenhuma delas tenha sido universalmente aceita. Recentemente, porém, no entrelaçamento de descobertas realizadas por diferentes áreas relacionadas aos campos da Educação e da Saúde, foram surgindo respostas importantes e conclusivas, como:

que Dislexia tem base neurológica, e que existe uma incidência expressiva de fator genético em suas causas, transmitido por um gene de uma pequena ramificação do cromossomo # 6 que, por ser dominante, torna Dislexia altamente hereditária, o que justifica que se repita nas mesmas famílias;

que o disléxico tem mais desenvolvida área específica de seu hemisfério cerebral lateral-direito do que leitores normais. Condição que, segundo estudiosos, justificaria seus "dons" como expressão significativa desse potencial, que está relacionado à sensibilidade, artes, atletismo, mecânica, visualização em 3 dimenões, criatividade na solução de problemas e habilidades intuitivas;

que, embora existindo disléxicos ganhadores de medalha olímpica em esportes, a maioria deles apresenta imaturidade psicomotora ou conflito em sua dominância e colaboração hemisférica cerebral direita-esquerda. Dentre estes, há um grande exemplo brasileiro que, embora somente com sua autorização pessoal poderíamos declinar o seu nome, ele que é uma de nossas mentes mais brilhantes e criativas no campo da mídia, declarou: "Não sei por que, mas quem me conhece também sabe que não tenho domínio motor que me dê a capacidade de, por exemplo, apertar um simples parafuso";

que, com a conquista científica de uma avaliação mais clara da dinâmica de comando cerebral em Dislexia, pesquisadores da equipe da Dra. Sally Shaywitz, da Yale University, anunciaram, recentemente, uma significativa descoberta neurofisiológica, que justifica ser a falta de consciência fonológica do disléxico, a determinante mais forte da probabilidade de sua falência no aprendizado da leitura;

que o Dr. Breitmeyer descobriu que há dois mecanismos inter-relacionados no ato de ler: o mecanismo de fixação visual e o mecanismo de transição ocular que, mais tarde, foram estudados pelo Dr. William Lovegrove e seus colaboradores, e demonstraram que crianças disléxicas e não-disléxicas não apresentaram diferença na fixação visual ao ler; mas que os disléxicos, porém, encontraram dificuldades significativas em seu mecanismo de transição no correr dos olhos, em seu ato de mudança de foco de uma sílaba à seguinte, fazendo com que a palavra passasse a ser percebida, visualmente, como se estivesse borrada, com traçado carregado e sobreposto. Sensação que dificultava a discriminação visual das letras que formavam a palavra escrita. Como bem figura uma educadora e especialista alemã, "... É como se as palavras dançassem e pulassem diante dos olhos do disléxico".

A dificuldade de conhecimento e de definição do que é Dislexia, faz com que se tenha criado um mundo tão diversificado de informações, que confunde e desinforma. Além do que a mídia, no Brasil, as poucas vezes em que aborda esse grave problema, somente o faz de maneira parcial, quando não de forma inadequada e, mesmo, fora do contexto global das descobertas atuais da Ciência.

Dislexia é causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que, por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou na informação imprecisa, não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado.

Hoje, os mais abrangentes e sérios estudos a respeito desse assunto, registram 20% da população americana como disléxica, com a observação adicional: "existem muitos disléxicos não diagnosticados em nosso país". Para sublinhar, de cada 10 alunos em sala de aula, dois são disléxicos, com algum grau significativo de dificuldades. Graus leves, embora importantes, não costumam sequer ser considerados.

Também para realçar a grande importância da posição do disléxico em sala de aula cabe, além de considerar o seríssimo problema da violência infanto-juvenil, citar o lamentável fenômeno do suicídio de crianças que, nos USA, traz o gravíssimo registro de que 40 (quarenta) crianças se suicidam todos os dias, naquele país. E que dificuldades na escola e decepção que eles não gostariam de dar a seus pais estão citadas entre as causas determinantes dessa tragédia.

Ainda é de extrema relevância considerar estudos americanos, que provam ser de 70% a 80% o número de jovens delinqüentes nos USA, que apresentam algum tipo de dificuldades de aprendizado. E que também é comum que crimes violentos sejam praticados por pessoas que têm dificuldades para ler. E quando, na prisão, eles aprendem a ler, seu nível de agressividade diminui consideravelmente.

O Dr. Norman Geschwind, M.D., professor de Neurologia da Harvard Medical School; professor de Psicologia do MIT - Massachussets Institute of Tecnology; diretor da Unidade de Neurologia do Beth Israel Hospital, em Boston, MA, pesquisador lúcido e perseverante que assumiu a direção da pesquisa neurológica em Dislexia, após a morte do pesquisador pioneiro, o Dr. Samuel Orton, afirma que a falta de consenso no entendimento do que é Dislexia, começou a partir da decodificação do termo criado para nomear essas específicas dificuldades de aprendizado; que foi elegido o significado latino dys, como dificuldade; e lexia, como palavra. Mas que é na decodificação do sentido da derivação grega de Dislexia, que está a significação intrínsica do termo: dys, significando imperfeito como disfunção, isto é, uma função anormal ou prejudicada; e lexia que, do grego, dá significação mais ampla ao termo palavra, isto é, como Linguagem em seu sentido abrangente.

Por toda complexidade do que, realmente, é Dislexia; por muita contradição derivada de diferentes focos e ângulos pessoais e profissionais de visão; porque os caminhos de descobertas científicas que trazem respostas sobre essas específicas dificuldades de aprendizado têm sido longos e extremamente laboriosos, necessitando, sempre, de consenso, é imprescindível um olhar humano, lógico e lúcido para o entendimento maior do que é Dislexia.

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.

Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente...


Disléxicos famosos: Agatha Christie, Charles Darwin, Cher, Franklin D. Roosevelt, George Wasshington, Leonardo Da Vinci, Napoleão Bonaparte, Pablo Picasso, Ozzy Osbourne, Robin Willians, Thomas A. Edison, Ton Cruise, Vicent Van Gogh, Winston Churchill, Walt Disney, Whoopi Goldberg.




quinta-feira, 15 de julho de 2010

O tão comoentado Cavalo de fogo.

Um dos meus seguidores comentou em meu blog a respeito do Cavalo de Fogo do Horóscopo chinês, então resolvi aprofundar mais na questão levantada e descobrir o porque do cavalo rege a cada 60 anos, já que eu mesma sou do signo do cavalo.
Bem, na verdade descobri que, O horóscopo Chinês baseia-se no ciclo lunar de 60 anos, sendo cada ano regido por um animal.
Em vários outros blogs vi o assunto sobre o cavalo de fogo, mas isso não faz dele especial, ou melhor que os outros signos do horóscopo chinês.
O cavalo de fogo está ligado ao elemento fogo, explicando melhor, a cada 60 anos o cavalo vem regido por um dos 5 elementos naturais e estes elementos interferem no tipo de cavalo que estará regendo aquele ano, consequentemente trazendo mudanças na personalidade de cada pessoas regida pelo cavalo.
Então temos assim 5 cavalos e dessa mesma forma, temos 5 de cada animal do horóscopo chinês regendo num ciclo de 60 anos.

Elementos

METAL: são pessoas decididas e fortes, dispostas a enfrentar qualquer tipo de batalha para atingir seus objectivos. São sujeitas a paixões e emoções fortes.

ÁGUA: são conduzidas pela emoção, revelando muita sensibilidade e percepção. Altamente espiritualizadas, são capazes de captar subtilezas na natureza e nas pessoas, tornando-as profundas conhecedoras da alma humana.

MADEIRA: são privilegiadas mentalmente, pertencendo à categoria dos intelectuais, filósofos e pensadores, preocupados com a moral e com a ética em seus relacionamentos.

FOGO: governam pessoas e demonstram muita segurança e poder de decisão. São emocionalmente instáveis, podendo explodir com relativa facilidade, revelando um temperamento colérico e inflamado.

TERRA: pessoas voltadas para as questões práticas e funcionais da vida, um tanto passivas em relação ao mundo a sua volta, sofrendo influências e pouco influenciando, mas marcando sua passagem pelo esforço e pelo trabalho

Descubra qual é o seu signo chinês e o elemento correspondente!


Rato (SHU)

Jan 31, 1900 a Fev 18, 1901 - Metal
Fev 18, 1912 a Fev 05, 1913 - Água
Fev 05, 1924 a Jan 24, 1925 - Madeira
Jan 24, 1936 a Fev 10, 1937 - Fogo
Fev 10, 1948 a Jan 28, 1949 - Terra
Jan 28, 1960 a Fev 14, 1961 - Metal
Fev 15, 1972 a Fev 02, 1973 - Água
Fev 02, 1984 a Fev 19, 1985 - Madeira
Fev 19, 1996 a Fev 06, 1997 - Fogo
Fev 06, 2008 a Jan 25, 2009 - Terra


Búfalo (NIÚ)

Fev 19, 1901 a Fev 07, 1902 - Metal
Fev 06, 1913 a Jan 25, 1914 - Água
Jan 24, 1925 a Fev 12, 1926 - Madeira
Fev 11, 1937 a Jan 30, 1938 - Fogo
Jan 29, 1949 a Fev 16, 1950 - Terra
Fev 15, 1961 a Fev 04, 1962 - Metal
Fev 03, 1973 a Jan 22, 1974 - Água
Fev 20, 1985 a Fev 08, 1986 - Madeira
Fev 07, 1997 a Jan 27, 1998 - Fogo
Jan 26, 2009 a Fev 13, 2010 - Terra


Tigre (HU)

Fev 08, 1902 a Jan 28, 1903 - Água
Jan 26, 1914 a Fev 13, 1915 - Madeira
Fev 13, 1926 a Fev 01, 1927 - Fogo
Jan 31, 1938 a Fev 18, 1939 - Terra
Fev 17, 1950 a Fev 05, 1951 - Metal
Jan 05, 1962 a Fev 24, 1963 - Água
Fev 23, 1974 a Jan 10, 1975 - Madeira
Fev 09, 1986 a Jan 28, 1987 - Fogo
Jan 28, 1998 a Fev 15, 1999 - Terra
Fev 14, 2010 a Fev 02, 2011 - Metal


Lebre (TU)

Jan 29, 1903 a Fev 15, 1904 - Água
Fev 14, 1915 a Fev 02, 1916 - Madeira
Fev 02, 1927 a Jan 22, 1928 - Fogo
Fev 19, 1939 a Fev 07, 1940 - Terra
Fev 06, 1951 a Jan 26, 1952 - Metal
Jan 25, 1963 a Fev 12, 1964 - Água
Fev 11, 1975 a Jan 30, 1976 - Madeira
Jan 29, 1987 a Fev 16, 1988 - Fogo
Fev 16, 1999 a Fev 04, 2000 - Terra
Fev 03, 2011 a Jan 22, 2012 - Metal


Dragão (LONG)

Fev 16, 1904 a Fev 03, 1905 - Madeira
Fev 04, 1916 a Jan 22, 1917 - Fogo
Jan 23, 1928 a Fev 09, 1929 - Terra
Fev 08, 1940 a Jan 26, 1941 - Metal
Jan 27, 1952 a Fev 13, 1953 - Água
Fev 13, 1964 a Fev 01, 1965 - Madeira
Jan 31, 1976 a Fev 17, 1977 - Fogo
Fev 17, 1988 a Fev 05, 1989 - Terra
Fev 05, 2000 a Jan 23, 2001 - Metal
Jan 23, 2012 a Fev 09, 2013 - Água


Serpente (SHE)

Fev 04, 1905 a Jan 24, 1906 - Madeira
Jan 23, 1917 a Fev 10, 1918 - Fogo
Fev 10, 1929 a Jan 29, 1930 - Terra
Jan 27, 1941 a Fev 14, 1942 - Metal
Fev 14, 1953 a Fev 02, 1954 - Água
Fev 02, 1965 a Jan 20, 1966 - Madeira
Fev 18, 1977 a Fev 06, 1978 - Fogo
Fev 06, 1989 a Jan 26, 1990 - Terra
Jan 24, 2001 a Fev 11, 2002 - Metal
Fev 10, 2013 a Jan 30, 2014 - Água


Cavalo (MA)

Jan 25, 1906 a Fev 12, 1907 - Fogo
Fev 11, 1918 a Jan 31, 1919 - Terra
Jan 30, 1930 a Fev 16, 1931 - Metal
Fev 15, 1942 a Fev 04, 1943 - Água
Fev 03, 1954 a Jan 23, 1955 - Madeira
Jan 21, 1966 a Fev 08, 1967 - Fogo
Fev 07, 1978 a Jan 27, 1979 - Terra
Jan 27, 1990 a Fev 14, 1991 - Metal
Fev 12, 2002 a Jan 31, 2003 - Água
Jan 31, 2014 a Fev 18, 2015 - Madeira


Cabra (YANG)

Fev 13, 1907 a Fev 01, 1908 - Fogo
Fev 01, 1919 a Fev 19, 1920 - Terra
Fev 17, 1931 a Fev 05, 1932 - Metal
Fev 05, 1943 a Jan 24, 1944 - Água
Jan 24, 1955 a Fev 11, 1956 - Madeira
Fev 09, 1967 a Jan 29, 1968 - Fogo
Jan 28, 1979 a Fev 15, 1980 - Terra
Fev 16, 1991 a Fev 03, 1992 - Metal
Fev 01, 2003 a Jan 21, 2004 - Água
Fev 19, 2015 a Fev 07, 2016 - Madeira


Macaco (HOU)

Fev 02, 1908 a Jan 21, 1909 - Terra
Fev 20, 1920 a Fev 07, 1921 - Metal
Fev 06, 1932 a Jan 25, 1933 - Água
Jan 25, 1944 a Fev 12, 1945 - Madeira
Fev 12, 1956 a Jan 30, 1957 - Fogo
Jan 30, 1968 a Fev 16, 1969 - Terra
Fev 16, 1980 a Fev 04, 1981 - Metal
Fev 04, 1992 a Jan 22, 1993 - Água
Jan 22, 2004 a Fev 08, 2005 - Madeira
Fev 08, 2016 a Jan 27, 2017 - Fogo


Galo (JI)

Jan 22, 1909 a Fev 09, 1910 - Terra
Fev 08, 1921 a Jan 27, 1922 - Metal
Jan 26, 1933 a Fev 13, 1934 - Água
Fev 13, 1945 a Fev 01, 1946 - Madeira
Jan 31, 1957 a Fev 17, 1958 - Fogo
Fev 17, 1969 a Fev 05, 1970 - Terra
Fev 05, 1981 a Jan 24, 1982 - Metal
Jan 23, 1993 a Fev 09, 1994 - Água
Fev 09, 2005 a Jan 28, 2006 - Madeira
Jan 28, 2017 a Fev 15, 2018 - Fogo


Cão (GOU)

Fev 10, 1910 a Jan 29, 1911 - Metal
Jan 28, 1922 a Fev 15, 1923 - Água
Fev 14, 1934 a Fev 03, 1935 - Madeira
Fev 02, 1946 a Jan 21, 1947 - Fogo
Fev 18, 1958 a Fev 07, 1959 - Terra
Fev 06, 1970 a Jan 26, 1971 - Metal
Jan 25, 1982 a Fev 12, 1983 - Água
Fev 10, 1994 a Jan 30, 1995 - Madeira
Jan 29, 2006 a Fev 17, 2007 - Fogo
Fev 16, 2018 a Fev 04, 2019 - Terra


Porco (ZHU)

Jan 30, 1911 a Fev 17, 1912 - Metal
Fev 16, 1923 a Fev 04, 1924 - Água
Fev 04, 1935 a Jan 23, 1936 - Madeira
Jan 22, 1947 a Fev 09, 1948 - Fogo
Fev 08, 1959 a Jan 27, 1960 - Terra
Jan 27, 1971 a Fev 14, 1972 - Metal
Fev 13, 1983 a Fev 01, 1984 - Água
Jan 31, 1995 a Fev 18, 1996 - Madeira
Fev 18, 2007 a Fev 06, 2008 - Fogo





Emoção, sentimento e afeto.


Emoção, sentimento e afeto, são a mesma coisa, muitos pensam que sim, mas na verdade são coisas diferentes.

A emoção é visceral, vem das viceras, é algo que vem de dentro e é externado pelo sujeito. Se fossemos eleger uma região para a origem da emoção, seria o chácara da kundaline, nosso chácara mais primitivo.

Os sentimentos, são o conjunto dessas emoções, na verdade é a nomeação daquilo que sentimos, através da interpretação de nossas emoções. O sentimento está em nossa mente, então pertence ao chácara da cabeça.

O afeto, é a maneira como iremos afetar o outro, ele é a ação e a reação deste sentimento. O afeto vem da região do peito, pois nesta região estão os braços, é onde aconchegamos o outro ao abraçar ou repelimos.

O ato de tocar o corpo do outro libera a energia interna e absorve a energia do outro, ou seja, o ato de tocar é pura troca de energia.

Emoção sentimento e afeto, podem ser tanto positivos como negativos e gerar energia das duas polaridades.

Porém quando o individuo não consegue lidar com suas emoções, não consegue interpreta-las, externa-las, os resultados podem ser destrutivos. A pessoa que sente pode se destruir, ou destruir o outro.

sábado, 10 de julho de 2010

A lenda chinesa dos doze animais



Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia ); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ); o Cavalo; a Cabra,bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.

De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

Signos no Zodíaco Chinês de acordo com data de nascimento


RATO - Nome Chinês : Shú


10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
15/02/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 19/02/1985
19/02/1996 a 06/02/1997
07/02/2008 a 25/01/2009


BOI - Nome Chinês : Niú


29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
07/02/1997 a 27/01/1998
26/01/2009 a 13/02/2010


TIGRE - Nome Chinês : Hú


17/02/1950 a 05/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
28/01/1998 a 15/02/1999
14/02/2010 a 02/02/2011


COELHO - Nome Chinês : Tú


06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
16/02/1999 a 04/02/2000
03/02/2011 a 22/01/2012


DRAGÃO - Nome Chinês : Long


08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
17/02/1988 a 05/02/1989
05/02/2000 a 24/01/2001
23/01/2012 a 09/02/2013


SERPENTE - Nome Chinês : Shé


27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990
25/01/2001 a 11/02/2002
10/02/2013 a 30/01/2014


CAVALO - Nome Chinês : Ma


15/02/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
07/02/1978 a 27/01/1979
27/01/1990 a 14/02/1991
12/02/2002 a 31/01/2003
31/01/2014 a 18/02/2015


CABRA - Nome Chinês: Yáng


05/02/1943 a 24/01/1944
24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
15/02/1991 a 03/02/1992
01/02/2003 a 21/01/2004
19/02/2015 a 07/02/2016


MACACO - Nome Chinês: Hóu


25/01/1944 a 12/02/1945
12/02/1956 a 30/01/1957
30/01/1968 a 16/02/1969
16/02/1980 a 04/02/1981
04/02/1992 a 22/01/1993
22/01/2004 a 08/02/2005
08/02/2016 a 27/01/2017


GALO - Nome Chinês: Ji


13/02/1945 a 01/02/1946
31/01/1957 a 17/02/1958
17/02/1969 a 05/02/1970
05/02/1981 a 24/01/1982
23/01/1993 a 09/02/1994
09/02/2005 a 28/01/2006
28/01/2017 a 18/02/2018


CÃO - Nome Chinês: Gou


02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
29/01/2006 a 17/02/2007
19/02/2018 a 04/02/2019


PORCO - Nome Chinês: Zhu


22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 14/02/1972
13/02/1983 a 01/02/1984
31/01/1995 a 18/02/1996
18/02/2007 a 06/02/2008
05/02/2019 a 24/01/2020

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pérolas do ENEM.


Recebi um e-mail de uma amiga minha e chorei de rir, mesmo de verdade, ri tanto que minha barriga ficou doendo, trata-se das pérolas do ENEM. São frases colhidas das redações feitas pelos futuros universitários, que serão futuros professores, médicos, advogados, engenheiros, ..., ou seja, os futuros "profissionais" que atenderão a população. Isso se conseguirem concluir a faculdade.

PÉROLAS- ENEM 2009 (fresquinho)
Olha aí mais algumas "pérolas" da moçada que está se habilitanto a uma universidade, gente!
Seria cômico, se não fosse tão trágico, não é? A mim deu vontade de chorar...
PÉROLAS - ENEM 2009 (fresquinho) ***
Demorou, mas saiu!
As pérolas do ENEM 2009
O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global , e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:
1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)
18) "Paremos e reflitemos." (beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)
21) "Temos que criar leis legais contra isso." (e as ilegais? bacana)
22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração.( ele fica escrevendo asneiras no papel)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima, ai ai ai...)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização.. . rsss)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gizus, ai!)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?"
Para os antecedentes realmente já não adianta, mas para os descendentes. .. com certeza um dicionário!

terça-feira, 30 de março de 2010

Monstros de filmes de terror: Fobia Social.


Vi um documentário interessante ano passado na TV a cabo, não me lembro se foi no canal da GNT, ou Discovery Chanel. Mas falava sobre os filmes de terror e seus monstros e a relação destes filmes com a sociedade.
No documentário mostrava a relação dos medos de uma determinada cultura, com algum fato social. Através das figuras dos filmes de terror e o medo que estas representam, observava-se uma reação, quase que inconsciente da sociedade.
Explicando melhor, por exemplo os vampiros e lobisomens, a figura do vampiro apesar de muito antiga na história da humanidade, por algum motivo foi associada a figura dos judeus, o que causou um certo preconceito e a migração de vários judeus da Europa. O lobisomem foi associado a figura dos ciganos, resultando em um desconforto, para estes, assim como para os judeus.
O monstro do lago, este surge em uma época de grande atividade sexual adolescente, por tanto se analisarmos o filme, veremos sempre aquele casal, com o carro parado no lago namorando e eis que surge o monstro e acaba com a vida dos dois. Essa história se repete em filmes como Sexta Feira 13, os casais são mortos em pleno ato sexual e em muitos outros filmes de terror, a ponto de, quem estar assistindo ter certeza de que aquele casal que se afasta do grupo com intenções sexuais, certamente não chegara ao fim do filme, geralmente quem sobrevive é aquele personagem bonzinho, puro e de preferência virgem.
O motivo destes filmes de terror é bem claro, mostrar que sexo é errado, sujo, algo sujeito a punição, diminuindo assim o libido dos jovens. Pode parecer bobeira, pensar que algo assim surtiria algum efeito na mente dos jovens aponto de interferir em sua vida sexual, mas foi quando o documentário se referiu ao King Kong, que eu me assustei.
Imagine que na época em que o filme King Kong foi lançado, o numero de casamentos interraciais nos EUA era grande, principalmente de mulheres brancas com homens negros, era grande aponto de incomodar a sociedade.
O filme King Kong faz uma analogia ao sexo negro, o gorila representava o homem negro e a loira a mulher branca, no filme a visão deste sexo com o homem negro, é passada como algo brutal, hediondo e pasmem, o resultado foi a diminuição dos casamentos interaciais, entre negros e brancos.
Outro monstro interessante é Frankenstein, a história deste monstro surge em uma época em que a ciência começa a se desenvolver na pesquisa do corpo humano, a própria idéia de ciência em si, já era assustadora, pois ninguém sabia quais seriam os resultados destes avanços científicos, é claro que estou falando de uma época anterior a nossa, estou falando do século XIX, o homem ainda estava adquirindo conhecimentos da própria anatomia. Mas a figura de Frankenstein, como o monstro, a experiência que não deu certo e o cientista louco, que o criou, vive no imaginário da fobia cientifica.
A preocupação com os caminhos da ciência reflete no monstro mais comentado atualmente, o zumbi. A história destes seres canibais apodrecidos, surge com a utilização de material nuclear, um acidente nuclear perto de um cemitério teria resucitado os mortos, que passaram a comer carne humana, esse filme foi lançado na época da guerra fria e mostra o medo de uma guerra nuclear.
De Residente Evil, para cá, foram lançados muitos filmes de zumbis, mas a preocupação social é outra, nos filmes atuais, a humanidade é transformada em zumbi através de um acidente com um vírus estranho, em um laboratório secreto. Bem sabemos que ultimamente foi muito discutida a questão da ética cientifica, então o grande medo da sociedade é: será que estão dizendo a verdade? será que nada esta sendo escondido?
Outra tendência atual são os filmes de epidemias que dizimam a humanidade, sejam por vírus manipulados em laboratório, vírus alterados devido a mudanças no meio ambiente e até vírus alienígena, sem falar neste alienígenas, que representam na verdade o medo do desconhecido, juntamente com as assombrações.
Esses filmes e monstros na verdade são o reflexo de uma fobia social, muitos servem como forma de expressão destes medos e outros como forma de inibição de algo que causa um certo desconforto social, claro que não concordo com esse tipo de inibição, mas ela existe.
Acho que os únicos monstros verdadeiro são os psicopatas, estes realmente existem e acabam com as vidas de muitas pessoas, como foi no caso do Massacre da Serra Elétrica, não foi somente um filme, mas um caso verídico de uma família que para fugir da fome, em uma época de recessão nos EUA, mata e come várias pessoas no Texas. Como neste caso, os filmes de suspense, vem recheados de psicopatas terroristas, num clima de mistério, que pode muito bem ser real ou tornar-se real.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Helena parte II


Recebi um comentário no meu blog e achei interessante falar um pouco mais sobre a história de Helena de Tróia.
Pois muito o que aparece nos filmes não condiz com a verdadeira história da Ilíada e da Odiséia.

Como o filme Tróia por exemplo, a única coisa de boa no filme era o Brad Pit, pois os fatos foram destorsidos,por exemplo, Agamenom não podia ter morrido no filme, poi assim não seria morto por sua esposa Clisteminéia e não haveria a história de Orestes, que para vingar seu pai teria que matar a própria mãe, surgindo assim o voto de Minerva, e a idéia do julgamento, a justiça dos homens, pondo fim ao tempo em que, a vida do homem era decidida e punida, pelos deuses.
Na é poca em que acontece a guerra de Tróia a justiça era divina e o carma dos pecados eram passados de geração em geração, as desgraças da vida de Helena, vinham de antes dela nascer e quando o destino dela se cruza com Menelau, que tinha uma história de família ancestral a ele repleta de erros graves, as coisas se complicam.
Imagine que antes de escolher Menelau, que era o mais novo de seus pretendentes e o mais bondoso, ou seja, que mais agradava a ela em todos os sentidos, Helena foi raptada e tomada como esposa, por um herói grego,Prometeu, isso quando ainda tinha uns sete anos parece, depois ela foi recuperada pelo seu irmão, que matou seu raptor. Helena já não era virgem, mas sua beleza e a cobiça dos homens, eram enormes.
O que mais me intriga nessa história é uma passagem, em que Afrodite aparece e ordena que ela vá se deitar com Paris e Helena responde: - Vá você!, mas como Afrodite é poderosa, ela abaixa a cabeça e se entrega a Paris. Isso me fez acreditar que Helena nunca gostou de Paris, mas foi enfeitiçada por Afrodite.
Há muitos finais para Helena quando a Guerra de Tróia termina, mas acreditam que Menelau e Helena, voltaram juntos para Esparta e os dois tiveram uma filha, Paris foi morto por Píro, filho de Aquiles, que depois vem a se tornar marido da filha de Helena e Menelau.
Essa história me faz lembra da figura da mulher como um troféu, Helena era um troféu e como ela muitas mulheres são vistas assim, muitos homens cometem esse erro de Menelau, que como conta a história teria se arrependido de tratar Helena como objecto e teria aceito ela novamente.
Como gosto de finais felizes, gosto de pensar que Menelau amava Helena de verdade, gosto de pensar assim, pois coitada de Helena, seria bom se houvesse pelo menos uma pessoa que a amasse de verdade.