quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Matemática
















O fracasso escolar na disciplina de matemática.


Este texto foi motivado pela minha monografia de fim de curso, onde há um relatório completo com dados da minha pesquisa, relacionando o fracasso escolar na disciplina de matemática com a má formação dos professores .

Alguns professores dos anos iniciais do ensino fundamental apresentam dificuldades nos conteúdos da matemática, presentes no currículo escolar. Geralmente este problema esta relacionado a formação destes professores, que muitas vezes não os prepara para a realidade do cotidiano escolar, o que deixa os professores inseguros quanto a sua prática.

“o último Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação básica) mostra que apenas 6% dos alunos tem o nível desejado em matemática. E a comparação internacional é alarmante. No Pisa ( Program for international Student Assessment) de 2001, ficamos em último lugar” (Druck,2003).


Nos questionamos se a formação deste professor dos anos iniciais do ensino fundamental e dos anos posteriores até o ensino médio, esta de acordo com a realidade social na qual estamos vivendo e se essa formação é capaz de atender as demandas da sociedade. Como foi citado por Libâneo.

“presentemente, ante novas realidades econômicas e sociais, especialmente os avanços tecnológicos na comunicação e informação, novos sistemas produtivos e novos paradigmas do conhecimento, impõem-se novas exigências no debate sobre a qualidade da educação e, por conseqüência, sobre a formação de educadores. (...). Não se trata de desvalorização da docência, mas de valorização da atividade pedagógica em sentido mais amplo, no qual a docência esta incluída” (Libâneo, 2005:40).

O que observamos em nossa sociedade é uma grande valorização das metodologias de ensino da disciplina da matemática, em detrimento do conhecimento dos conteúdos matemáticos destes professores que os lecionam.

Como possível resolução para a problemática da dificuldade dos professores tanto das séries iniciais do ensino fundamental, quanto dos anos posteriores, no que diz respeito ao conteúdo curricular da disciplina de matemática, é uma importante reflexão sobre a pratica pedagógica.
Para uma transformação no cenário educacional, é necessário que o professor reflita sobre sua pratica para além do autoritarismo. O professor precisa tomar uma nova consciência, de que ao ensinar o professor também aprende, este já não pode ser mais o detentor do saber, pois o conhecimento deve ser uma troca entre o mestre e o aprendiz, não há docência sem discência (Freire, 2006).

“é preciso que,..., desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado (Freire,2006:23).

Ou seja, a educação deve ser um exercício de troca entre professor e aluno, o professor deve refletir sua pratica e ter em sua consciência que não é o detentor do saber, este deve estar sempre aberto para também aprender.

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