quinta-feira, 22 de julho de 2010

Hades o Deus injustiçado.


Hades (em grego antigo Άδης, transl. Hádēs), na mitologia grega, é o Deus do Mundo Inferior e dos mortos.

Equivalente ao Deus romano Plutão, que significa o rico e que era também um dos seus epítetos gregos, seu nome era usado frequentemente para designar tanto o Deus quanto o reino que governa, nos subterrâneos da Terra. Consta também ser chamado Serápis (Deus de obscura origem egípcia).

É considerado um Deus da "segunda geração" pelos estudiosos, oriundo que fora de Crônos (Saturno, na teogonia romana) e de Reia, formava com seus três irmãos os Crônidas: Deméter , Possêidon e Zeus.

Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone (Koré ou Core) filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte.

Hades costuma apresentar um papel secundário na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja "dividido" entre outras divindades, tais como Tanatos, Deus da morte, ou as Queres (Ker) - estas últimas retratadas na Ilíada recolhendo avidamente as almas dos guerreiros, enquanto Tanatos surge nos mitos da bondosa Alceste ou do astuto Sísifo.

Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o Deus mais odiado pelos mortais, como registou Homero (Ilíada 9.158.159). Platão acentua que o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão (Crátilo 403a).

Para mim Hades não passa de um Deus injustiçado, a figura dele foi relacionada a figura do diabo, sendo que a história de Lucifer no cristianismo, é totalmente diferente da do Deus Hades. Lucifer foi o primeiro anjo a ser criado por Deus e quis se igualar a ele, movido pela inveja que sentia, sendo assim, foi exilado no inferno.

A história de Hades e como ele se tornou o Deus do submundo, é diferente.

Hades era o filho mais novo de Crônos, o mais velho era Zeus, seguido de Demeter e Netuno. Crônos reinava absoluto, sobre tudo que existia, céu , terra, mar, submundo, mas existia uma profecia de que Crônos seria destronado por um filho, sendo assim toda vez que sua mulher Réia dava a luz a um filho, Crônos devorava a Criança.

Mas Réia certa vez teve uma idéia, e envolveu pedras em um pano e entregou ao marido, este engoliu as pedras ao invés de seus rebentos. Réia conseguiu salvar quatro filhos da morte, e estes se juntaram e derrotaram o pai, tomando o poder. O reinado do pai foi divivido entre os irmãos.

E é nesse ponto que Hades sai prejudicado, pois como Zeus era o mais velho, ficou no Monte Olimpo reinando absoluto, Demeter reinava na terra, ela também era conhecida como Guaia ou mãe natureza, Netuno ficou com os mares e ao mais novo sobrou o submundo, Ou seja, o fato de Hades ser o Deus do submundo, foi o resultado de uma partilha de bens.

O rapto de Perséfone é outra injustiça que cometeram com Hades, pelo menos, no meu ponto de vista. Segundo conta a história, Hades tinha se apaixonado por Perséfone, mas foi Zeus quem o convenceu a roubar Perséfone.

Hades não estava satisfeito com a posição que ele ocupava, e vivia há reclamar no ouvido do irmão Zeus, a respeito da partilha dos reinos. Zeus quando percebe que Hades estava apaixonado por Perséfone, convence o irmão a atrai-la para o Tartaro e ainda convence o irmão Netuno, a distrair Demeter, mãe de Perséfone, para que está não perceba o rapto da filha. A intenção de Zeus, era que o irmão se acalma-se e parasse de reclamar.

Agora defendo Hades, pois se ele fosse alguém tão terrívell ele não amaria ninguém, e pelo que consta, Hades foi fiel a esposa. Ao contrario do todo poderoso Zeus, que traia sua esposa Hera com deusas, ninfas e até humanas.

Quando o que há, é a maudade pura, o amor não consegue entrar. Então seria Hades um Deus tão terrível?

3 comentários:

  1. Algumas vezes fatos da vida podem levar as pessoas a uma revolta, mas não quer dizer que a alma da pessoa é má .....
    Pena que algumas pessoas acabem se perdendo totalmente ...

    ResponderExcluir
  2. Correções: Hades era o mais velho, e Zeus o mais novo, único que foi salvo por Reia de ser devorado, sendo que Zeus quem fez Cronos regurgitar os irmãos.
    Quanto a partilhar dos “bens", foi a Sorte quem partilhou, nada tendo haver Zeus ou Poseidon ou Hades, ou ser mais velho ou mais novo. Hades não reclamava, o Submundo lhe coube muito bem e ele o aceitou de bom grado. Os gregos diziam ate que o reino de Hades era ate maior que o de Zeus, sendo que entre os irmãos, tanto o poder quanto o reino eram iguais.
    Quanto a Perséfone, Zeus ajudou sim, não antes Eros e Afrodite apostarem com Hades, fazendo-o se apaixonar por ela. Ele a sequestrou, com o consentimento de Zeus, a estuprou e a transformou mulher, ela retribuindo e virando a Senhora do Submundo.
    Hades nao é terrível, somente é o senhor de todas as almas.
    Injustiçado ele é sempre.

    ResponderExcluir