sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Naruto é TDAH.


Um dia um dos alunos que eu atendo em minhas aulas particulares, me disse uma coisa que despertou minha curiosidade. Trata-se de um menino TDAH, que é fã do Naruto e eu observando seus objetos, estojo, mochila,..., tudo do Naruto, indaguei ao menino. - Puxa, mas você gosta mesmo do Naruto. E o menino respondeu: Eu gosto do Naruto !! Gosto dele porque ele é igual a mim, tem dificuldade de entender as coisas.
Esse fato despertou minha curiosidade, assim, resolvi observar o anime do Naruto e descobri coisas bem interessantes.
Mas em primeiro lugar, vou falar um pouco sobre o Naruto, para depois escrever sobre minhas observações.

Naruto : ( em japonês ナルト) é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu uma adaptação para desenho animado em 2002 produzida pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo, seguida de Naruto: Shippuuden (Crônicas de um Furacão) em fevereiro de 2007, correspondente à segunda parte do mangá.

Um pouco sobre a história de Naruto:

Logo após o nascimento de Naruto, seu pai, o Quarto Hokage, selou a perigosa Raposa de Nove Caudas (Kyuubi, no original japonês) no corpo de seu filho e acabou morto, junto de sua esposa Kushina, deixando Naruto sem uma família. Por ser o hospedeiro de tal demônio, os habitantes de Konoha sempre hostilizaram Naruto. Por isso, ele nunca foi alvo de atenção ou amor durante sua infância. Desejando o que lhe faltou até o momento, Naruto sonha em se tornar Hokage, para que os habitantes do vilarejo o respeitem. Naruto possui uma determinação muito forte, sempre confiante e seguro de que pode alcançar qualquer objetivo. Apesar de nem sempre conseguir cumprir suas tarefas, os esforços de Naruto se mostram frutíferos conforme a série avança: muitos personagens concluem que Naruto um dia será um excelente Hokage. Desde pequeno, Naruto faz piadas para chamar atenção.
Naruto é o aluno que tem mais dificuldades de aprendizagem, é o mais lento na cognição, tem dificuldades de entender as coisas e constantemente afirma: "Eu não estou entendendo nada". É também a criança mais trakina do vilarejo, sempre se metendo em confusão, tirando os professores do sério, suas dificuldades quase levam Naruto a uma reprovação.
Mas por outro lado, como tudo para ele é difícil, seus esforços em aprender são tão intensos, que fazem como que Naruto se destaque na arte ninja.

Analisando Naruto, descobri que ele tem o perfil de um tipico menino TDAH, com suas dificuldades de atenção, sua lentidão na cognição, seu jeito hiperativo, que sempre deixa Naruto em maus lençois, graças a sua indisciplina. Mas porém, Naruto faz parte de um grupo TDAH que tem um alto poder de superação, ele vence suas dificuldades sem se entregar.

O que eu vou explicar agora, é algo importante, pois muitos acham que pessoas com TDAH, são como superdotados, mas não é assim, tudo depende do poder de superação de cada um. O defciti de atenção pode causar um grande complexo de inferioridade no individuo, levando ao vicio das drogas e do alcool, alunos TDAH, podem simplesmente desistir de estuda.
Mas aquelas pessoas TDAH com alto poder de superação, se esforçam tanto, o esforço mental é tão grande, que fazem deles pessoas inteligentes e que se destacam na área que estes escolheram atuar, seja na arte, música, dança, educação, esporte, ou qualquer outra coisa que escolherem na suas vidas.

O interessante de Naruto é que além dessa superação de sua própria dificuldade, ele consegue influenciar as pessoas em seu caminho, servindo de exemplo de determinação, pois Naruto não é o unico problemático no desenho, temos Gaara, que nunca soube o que é o amor e amizade, Hinata, uma menina timida que beira o mutismo, Neji, com seus conflitos familires, Sasuke, com sua rebeldia e sentimento de vingança. E muitos outros personagens, com problemas sociais e psicológicos, que ao conhecer Naruto, e seu jeito de superar as dificuldades, vêem suas vidas mudadas, pois começam a refletir sobre eles mesmos.

Resolvi escrever este post, até porque já ouvi muitas criticas feitas ao Naruto, pelos profissionais de educação. Então vai um conselho aos professores, antes de criticar procurem conhecer o que seus alunos gostam.

No caso do desenho Naruto, ele serve como exemplo a várias crianças e adolescentes que tem dificuldades de aprendizagem. Ele passa a mensagem: "se esforçando, vocês também podem conseguir", "se eu posso, vocês também podem".

Essa história me fez lembrar de mim mesma, pois venci a dislexia, é claro que ainda tenho algumas marcas, pois a dislexia não tem cura, tenho transtorno de atenção e mesmo assim cheguei onde cheguei e posso ir até mais além. Não vou falar que foi fácil, minha vida nunca foi fácil, o esforço é sobrehumano, mas minha inteligência se desenvolveu e hoje tenho orgulho de ser considerada também um exemplo de vida. Sou exemplo para meus alunos, meus amigos, meus professores, para todos que me escutam, para todos que acham, que tenho uma mente brilhante.

5 comentários:

  1. Gostei muito da analise, naturalmente qualquer roteiro bom o suficiente possue personagens com problemas, afinal qualquer obra precisa que seu público se identifique com os protagonistas e é ai que entram as peculiaridades, problemas, conflitos, em suma o drama. A única crítica que eu tenho em relação ao Naruto vai além do intuito da sua postagem, é a prolongação das tramas do desenho a ponto de ser massante e beirando o estilo novela ou quadrinhos americano. Prefiro muito mais séries com o ideal "começo/meio e fim", ou seja, objetividade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei realmente Naruto é um desenho interessante, e mostra de uma forma divertida como se superar quando tudo parece contra você!

    ResponderExcluir
  3. Interessante a sua comparação, Naruto realmente é tudo isso que você disse mesmo ... na fase atual, ele está mais crescido e possui mais experiência no que faz, o que seria o hiperfoco... procure ver a continuação que passa no Japão, Naruto agora possui o poder de um Sannin, sendo quase um Hokage em níveis de chakra, ele herdou as habilidades únicas de Jiraiya que faleceu...agora ele está se esforçando para aperfeiçoar a técnica do pai que é o Shuriken Rasengan !!! Acho que em Naruto, o autor procurou exemplos do cotidiano para montar as personalidades do elenco, para ganhar a simpatia do leitor. E é normal, o mundo todo estar contra o protagonista nesse tipo de história, é uma regra deste tipo de mangá/anime...o personagem precisa sofrer para conseguir superar algo...como Goku que vendo a morte do querido amigo Kurilin, acaba se transformando em Super Sayajin para derrotar Frieza !

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que o personagem do Naruto pode ajudar muitas crianças e adolescentes a se sentirem melhor diante das dificuldades de suas limitações, trazendo também força, para essas crianças se superarem.

    Sendo assim, é melhor assistir antes de julgar. Digo isso, pois muitos adultos julgam os desenhos vistos pelas crianças, antes de ver do que se trata.

    ResponderExcluir
  5. posso por a imagem num gamer meu aqui se me der autorizaçao?

    ResponderExcluir